Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O mundo que um dia filosofamos.

O mundo ideal. Por que imaginamos, melhor, filosofamos tanto sobre umas sociedade perfeita? Foram tantos os filósofos que se debriçaram sobre esse assunto que até perdemos a conta. E de tanto pensar nisso ou mais precisamente, a obsessão por uma civilização ideal é tão grande hoje como nos tempos antigos. Veja o caso de Atlântida, a cidade que segundo os mitólogos e, mesmo cientistas e filosofos acreditaram que fosse perfeita. Mas cabe a pergunta: Atlântida, reza a lenda, afundou no oceano, então haveria uma grande consequência se o mundo que conhecemos hoje se tornasse perfeito?



Platão em sua obras, A República idealizou o que seria uma sociedade justa e perfeita. Contudo, deixemos um pouco esta utopia de lado; suponhamos então que platão fosse também um vidente e acordando subitamente de um pesadelo tivesse descrito sua civilização perfeita de tal modo:

"Seis da manhã. O relógio desperta. Chinelo, sinal da cruz, levantar-se, abre porta, fecha porta, chuveiro, banho, escova de dentes, faz a barba, depila as axilas, sabonete, espuma, água, muita água. Sai do banheiro, troca de roupa, faz café, olha o jornal, liga a tevê, noticiário: guerra, fome, peste, pobreza, uma nova queda na bolsa de valores.



Lá fora o trânsito, xingamentos, sinal vermelho, amarelo, verde, vai lá! O chefe está louco da vida, a esposa o traiu, a sogra só o incomoda, o seu filho resolve ser gay e o relatórioque nunca chega a sua mesa. O dia acabou, cinco da tarde.



De novo o trânsito. As últimas noticias pelo radio informam o quaecimento globao e o derretimento das geleiras. O carro que esperava vender até o fim do ano caiu de preço justamente por causa do adesivo do Corinthians e não por causa do aumento da gasolina. Puta sacanagem!!



De novo em casa. A esposa que reclama, o filho que só quer saber de pintar as unhas, a sogra que o atormenta. Mas, para variar tem aquela cerveja com os amigos, o jogo do Corinthians na segunda divisão e que perdeu novamente. Deus existe.



Ufa! O dia acabou. Chinelo, escova de dentes e nada de sexo. Como amigo só a travesseiro e como alívio para as tensões a sogra dormiu. Apague a luz e durma bem!"



Agora, pausa. Pode ser que estejamos enganados, mas quando formulou sua sociedade em A República pareceu evidadente que ele não imaginou a dor-de-cabeça que isso daria ou talvez já tivesse exausto com sua própria sociedade, por isso resolveu logo ir direto ao ponto e dar um pouco de esperança a humanidade. de todo o modo fica aqui o nosso apelo pata o mundo que um dia filosofamos:

"_ Plato... We have a problem."

Feeling ou Sorte de Campeão??

Não importa qual sja a sua atividade, em todas elas existe sempre uma questão de feeling. O que é feeling então??

Feeling pode ser associada de várias formas, como intuição, a palavra Eureka dita por arquimedes ao descobrir a fórmula de um cáculo, ou em filosofia ainda pode ser descrito como um "espanto". Seja cmo aquele algo a mais que transforma a competência num diferencial de vitórias e sucesso.

Aproveitando o pespirito das Olímpidas, vemos talvez onde o feeling está sendo mais utilizados do que nunca. O esporte, de certa forma, pode ser a atividade onde o feeling é mais desenvolvido. O treinados da seleção masculina de volei, Bernardinho dá uma dica sobre como desenvolvero feeling. No seu caso, como o volei é um esporte quie exige muito dos fundamentos, diz ele, que, parta dar suporte aos treinamentos e a estratégia num jogo, usa recursos como estatísticas, passa horas analisando os tapes adversários e baseia-se em dados fornecidos em tempo real de jogo. Porém, como nem sempre o esporte é um lugar onde a lógico do mais forte prevalece, o caso é que não podemos apenas confiar em números e dados. Ou seja, treinamento e estudo é apenas uma parte do trabalho, desenvolver o feeling é outra parte. Bernardo ainda diz que para ter um feeling bem desenvolvido é essencial que seja um bom coletor de informações, lê diversas biografias para ver como as pessoas superaram desafios que normalmente pessoas comuns nem sequer ousam tentar.

É fato que não se precisa comprovar cientificamente, uma certeza a priori. No mundo cada vez mais aguerrido de hoje, ter feeling ou desenvolvê-lo pode ser aquele milésimo de segundo entre o primeiro colocado e o segundo. No esporte, assim como na Filosofia ou qualquer outra atividade, se existe sorte enolvida, àquela sorte que os campeões precisam ter para vencer um campeonato, ela está inserida no feeling. Por isso não se pode crer em sorte meramente, pois todos aqueles que conseguem um "ouro olímpico" na sua atividade passou antes por um duro processo de lapidação e obstinação de um "trabalhor incansável" para desenvolver aquilo que chamamos de sorte de campeão ou feeling. Ou nas palavras do americano Zig Ziglair:

"Confira os dado. Nunca houve um campeão indisciplinado.
Qualquer que seja o campo de atividade, você vai descobrir que isso é a pura verdade."

Sobre a amizade.

A amizade é um tema tão corriqueiro como o ar que respiramos ou a água que bebemos. è provável que nada no mundo seja capaz de elevar o espirito humano a seu grau máximo e desenvolvê-lo tanto quanto a amizade.


A figura de um amigo é sempre bem quista pelas pessoas. Afinal de contas, amigo não é uma pessoa qualquer. Um amigo é sempre mais que uma pessoa que passamos a conhecer. Um amigo não é apenas aquele que nos oferece uma relação desinteressada somente, mas também, uma relação mais leal e duradoura que qualquer contrato. É para essa pessoa que nos expomos sem cerimônias, para ele nos confessamos e dizemos nossas coisas mais íntimas.


Na poesia, no teatro e na literatura, dramas e conflitos, tais quais na vida real, revelam para a sensação de estar completos e protegidos, como se encontrássemos várias almas gêmeas ao longo do caminho. Um amigo nos ouve, perdoa, revela coisas sobre nós mesmos, não exige mais do que podemos dar e nos ensina importantes lições de carinho e amor.


Até mesmo na filosofia a amizade é tema de divagações, tanto no plano ético quanto no plano das relações humanas. E por curiosidade, filosofia significa amigo do conhecimento, como se a amizade fosse essência desta área de conhecimento. Na verdade, o que queremos dizer é que todo mundo tem um grande amigo, e grandes amigos se fazem ao longo do tempo e quando nos damos conta não lembramos bem como foi que tudo começou.


Não existem palavras no mundo que descrevam o que é uma boa amizade e não há equação que racionalize esse sentimento. Só o fato de ter alguém permanentemente ao nosso lado, nos faz sentir que não estamos sozinhos, mesmo que fisicamente estejamos distantes. Ter um amigo não é só ter com quem contar, é ter alguém com quem crescer e realizar sonhos. La Boétie dizia que a amizade nos leva pela maior parte do nosso curso de vida e por ela, podemos diminuir nosso bem-estar em prol do bem estar de um amigo.


Amigos de infância, de cursinho, de faculdade, de trabalho. Amigos que vieram de outros amigos; simplesmente amigos para o que der e vier. Em suas vidas vemos exemplos que merecem nossa addimiração, são nossos heróis, nossos ídolos apesar de não terem super-poderes.
Somente na amizade que nos sentimos vitoriosos com a vitória do outro, que nos sentimos realizados ao ver álguém conquistando o mundo. ao contrário das paixões, que são passageiras, a amizade fica ao longo dos anos e, se for bem cultivada, nunca ficará embaçada ou empoeirada na prateleira. Ter amigos é ter um pai, uma mãe, um irmão mais velho e um irmão mais novo ao mesmo tempo, tudo junto, na mesma pessoa. Com os amigos nossos defeitos não importam e nossas qualidades são potencializadas. E nós os compreendemos e eles nos compreendem.
Amigos são pequenas dádivas que temos em nossas vidas, é um pedacinho de algo divino. Amigos nos fazem ter fé na vida, nas pessoas e no mundo. Sem os nossos amigos somos apenas nós; ao lado deles somos pessoas melhores.


"A amizade é o casamento da alma humana em relação ao próximo."