Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Sobre a falta de idéias.

A falta de idéias é uma coisa que consome o mundo atual. Não precisamos pensar nem criar nada. A falta de idéias é o tipo de coisa que se deixarmos, ocupa nossa mente mais do que nós mesmos. É encher de vazio aquilo que já não tem nada.

Quando a falta de idéias aparece, nos paralisa e nos deixa inertes, insensíveis e impraticáveis de qualquer forma. É o tédio. Consome as pessoas e quando eu digo as pessoas quero dizer eu, você, ele, ela. E se permitirmos, consome a nós mesmos, nos joga na frente da tevê para ver coisas inúteis, nos deixa horas na frente do msn esperando alguém prá conversar. Nos trás a falsa sensação de que estamos bem e que tudo está onde deveria estar. É perigoso esse estado, complicado. Podemos perder bons momentos por conta disso. Nos tornamos meros viajantes do espaço e ignoramos o intelecto que nos foi cedido pela Natureza e apenas seguimos nossos rumos, como se nada acontecesse à nossa volta.

Fica até complicado escrever algumas linhas como essas, diante desse fato, porque é algo que ocorre com todos e possui as mais variadas desculpas para deixar que ele continue existindo em nossa vida. Por exemplo: "ando ocupado demais.", "estou tão cansada que só quero ficar em casa e relaxar.", "minha vida anda um caos"; enfim, são muitas desculpas mesmo. E não percebemos que essas desculpas só servem de disfarce para que nos acomodemos com algo ou tudo.

O ser humano possui um alto potencial criativo, quando digo o ser humano, quero dizer todo mundo. Todo mundo mesmo, até aquele Zézinho que a gente não dá muito valor. E esse potencial criativo, não tem só a ver com as artes, como tocar um instrumento, compor uma música, pintar um quadro, fazer uma escultura; tem a ver com isso também, mas não só com isso. O potencial criativo dá as pessoas habilidades, áreas onde elas se destacam. Pois bem, todos nós somos bons em alguma coisa, pelo menos. Só que a falta de idéias não nos permite usar esse potencial criativo, por isso acabamos estatelados no sofá sábado a tarde.

A falta de idéias tem cura. Nada que um bom banho de água fria, uma caminhada, um passeio pelo zoológico não resolva. Quando a falta de idéias quiser chegar perto de você levante e vá fazer algo, nem que seja arrumar a cozinha. Ficar parado deixa o pó se acumular nas juntas do pensamento. Leia um livro, passeie com o cachorro, ligue para um amigo, vá ao cinema. Produza algo!

Produzir alguma coisa não quer dizer fabricar. Não fabricamos idéias nem conceitos. Cultivamo-os, o que é bem diferente. Produzir algo, aqui é ter uma atitude. Atitude não no sentido platônico, atitude é qualquer coisa que quebre o ciclo vicioso e ocioso que você está vivendo nesse momento. Atitude é isso. Não é dan-up, que compramos no mercado. Um amigo meu costumava dizer que revoluções acontecem todos os minutos, pois o ponteiro, quando faz a volta completa, também faz uma revolução.

Portanto, quem fica na estante, tomando pó, não pode reclamar que está infeliz, tem que ir à luta, mostrar a que veio.
E viemos prá isso: prá ser felizes.


"Uma grande jornada começa apenas com um pequeno passo." - Confúcio