Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

sábado, 18 de outubro de 2008

Sobre a Filosofia no Brasil.

Não existe filosofia brasileira – até onde me disseram.

Eu sou estudante de filosofia aqui no Brasil e essa sentença me deixa completamente atordoada.

É fato que a filosofia aqui anda a passos lentos e que ainda estamos na fase de estudar os grandes pensadores – o que eu acredito ser um ponto muito importante para se gerar uma filosofia autenticamente brasileira. Porém, não vejo como os professores, esses mesmos que na maioria das vezes me tolhem a esperança e que reclamam dessa inexistência filosófica brasileira, possam impulsionar a nós – estudantes – a sermos filósofos se ainda sim, mesmo reclamando desse mimetismo brasileiro,continuam essa imitação dentro da sala de aula e quando chega nosso momento de pesquisar devemos adotar uma postura dogmática sobre o que queremos aprender.

A Filosofia é uma coisa apaixonante, é sempre diferente, sempre intrigante. E, é fato também, que acabamos por nos identificar com alguma ou outra forma de pensamento. Mas, assumir uma postura dogmática diante de tanta possibilidade de resposta é um ato, particularmente, restritivo e paralisante.

O que eu vejo, e isso é estritamente o meu ponto de vista, assim como todo esse texto, é essa postura dogmática, assumida pelos professores e pesquisadores das universidades. Não vejo como a filosofia brasileira pode começar a se estabelecer e crescer diante dessa postura que nos é passada dentro do próprio curso, durante nossa graduação. Sem contar que dentro dos próprios departamentos existe um sectarismo muito grande que assume uma escala maior ao compararmos uma universidade com a outra. E por mais que existam formas de pensar distintas, deveríamos pensar no que futuro queremos prá nossa área de atuação, a filosofia, de uma forma ampla e não de uma maneira especifica e particular.

Outra coisa que muito me incomoda é o desprezo com que o professor de filosofia é tratado, não só pelo governo mas pela sua própria classe de colegas. Parece-me que para que se seja importante dentro da filosofia é necessário que se construa um grande sistema filosófico – dessa forma dizem: “Ele é professor de filosofia e não um filósofo” – a grandiosidade é guardada aqueles que constroem a filosofia, aqueles que apenas dão aula não merecem grande atenção. E é aí que eu acho que muitos se enganam. Não existe trabalho mais importante atualmente do que o de um educador,pois é ele quem vai transmitir diariamente para nossos jovens valores de nossa época e ajudá-los a alcançar uma postura mais critica e autentica diante do mundo.

É também o educador que irá fermentar idéias e gerar outros grandes pensadores. O trabalho da educação, principalmente da educação filosófica, é muito importante para a sociedade. E em pais como o Brasil esse ensino veio tardiamente mas, está aí a grande oportunidade de rever os passos dados e transformar uma longa história de esquecimento e de menosprezo em algo que fez a diferença para mudar a direção do país para um futuro melhor.

A filosofia tem esse poder. Apesar de aparentemente não ter utilidade é ela, que inicialmente foi gerada pela curiosidade, que pode nos tirar de paradigmas e buscar novas maneiras de solucionar problemas. Muitas vezes não existe um consenso entre as teorias e é essa riqueza de respostas - que satisfazem pessoas dos mais variados tipos de pensamento – que nos mostra claramente que o conhecimento é flexível e tão amplo e, por tal motivo, a verdades supremas devem ser sempre vistas com muita cautela.

Honestamente, eu discordo que o Brasil não possua uma filosofia. Filosofia é arte a serviço de um propósito maior. E acredito que ela se manifeste em todas as áreas. Existem poetas, músicos, escritores que me fazem pensar mais do que um grande pensador. Toda forma de arte é uma forma de filosofia. Tudo o que me faz rever conceitos, pensar em respostas, buscar um conhecimento maior é filosofia prá mim e prá muitas pessoas. Então, antes de dizer que os brasileiros não possuem sistemas devemos repensar o conceito de filosofia e de filósofos e rever a que direcionamos a nossa noção de importância.

Se você é um filósofo que não consegue enxergar o que existe de vivo além dos livros e dos pós das bibliotecas, viva mais a filosofia, talvez um dia quem sabe, ao invés das citações dos mortos, você seja capaz de citar também o que esta dentro de você. 

Beatriz Camelo

domingo, 12 de outubro de 2008

Sobre quando não estamos apaixonados.

É muito fácil ter inspiração quando amamos, seja esse amor destinado à vida, ao primeiro homem que passa na rua, à uma música, um primo. É tão fácil que a maioria dos poemas são de amor, as músicas falam de amor, os livros são ditos românticos. Mas, e quando não estamos apaixonados? E quando não estamos atraídos por ninguém? E quando a única saudade que sentimos são de amigos? Não estar apaixonado é ruim? 
Minha resposta é: não, não é.
O que os apaixonados tem de diferente daqueles que não estão nesse estado? A paixão é claro, que está tão sujeita a desaparecer como uma gripe. Nós, que no momento não amamos, por vezes até invejamos esses seres felizes, mas não somos piores do que eles. Ainda temos a chance de nos apaixonar.
Mas, pessoas, a solidão faz bem também. Estar sozinho não é diferente de estar com alguém. Ambas as coisas são uma situação. E em ambas pode existir amor, paixão e desejo. O que eu vejo, normalemente e isso é uma opinião bem particurlar, é que todo mundo está desesperado para ter alguém. Ninguém consegue estar sozinho e em paz consigo mesmo?
Estar apaixonado é bom. Não estar é bom também. Ambas as fases tem coisas boas à oferecer. Por exemplo: quando estamos apaixonados, nos sentimos mais vivos, mais leves, porque encontramos alguém prá dividir nossas coisas, nossos sonhos. E quando estamos sozinhos (não apaixonados) temos a oportunidade de nos conhecer melhor, saber quem realmente somos e etabelecer metas para um futuro próximo ou distante. 
É quando estamos sozinhos que podemos avaliar os impactos que nossa vida sofreu, reavaliar o que queremos e nossa postura diante das coisas. É quando limpamos a mente e reformulamos a nossa vida que ficamos prontos prá nos apaixonar novamente, seja pelo o que for.  E para isso acontecer não precisamos ir para as baladas todos os dias, nem ter todas as pessoas de uma vez. Precisamos nos sentir bem.
Sinta-se bem! Seu corpo é o seu templo. O tempo corre igual pra todos, apaixonados ou não.