Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

domingo, 12 de outubro de 2008

Sobre quando não estamos apaixonados.

É muito fácil ter inspiração quando amamos, seja esse amor destinado à vida, ao primeiro homem que passa na rua, à uma música, um primo. É tão fácil que a maioria dos poemas são de amor, as músicas falam de amor, os livros são ditos românticos. Mas, e quando não estamos apaixonados? E quando não estamos atraídos por ninguém? E quando a única saudade que sentimos são de amigos? Não estar apaixonado é ruim? 
Minha resposta é: não, não é.
O que os apaixonados tem de diferente daqueles que não estão nesse estado? A paixão é claro, que está tão sujeita a desaparecer como uma gripe. Nós, que no momento não amamos, por vezes até invejamos esses seres felizes, mas não somos piores do que eles. Ainda temos a chance de nos apaixonar.
Mas, pessoas, a solidão faz bem também. Estar sozinho não é diferente de estar com alguém. Ambas as coisas são uma situação. E em ambas pode existir amor, paixão e desejo. O que eu vejo, normalemente e isso é uma opinião bem particurlar, é que todo mundo está desesperado para ter alguém. Ninguém consegue estar sozinho e em paz consigo mesmo?
Estar apaixonado é bom. Não estar é bom também. Ambas as fases tem coisas boas à oferecer. Por exemplo: quando estamos apaixonados, nos sentimos mais vivos, mais leves, porque encontramos alguém prá dividir nossas coisas, nossos sonhos. E quando estamos sozinhos (não apaixonados) temos a oportunidade de nos conhecer melhor, saber quem realmente somos e etabelecer metas para um futuro próximo ou distante. 
É quando estamos sozinhos que podemos avaliar os impactos que nossa vida sofreu, reavaliar o que queremos e nossa postura diante das coisas. É quando limpamos a mente e reformulamos a nossa vida que ficamos prontos prá nos apaixonar novamente, seja pelo o que for.  E para isso acontecer não precisamos ir para as baladas todos os dias, nem ter todas as pessoas de uma vez. Precisamos nos sentir bem.
Sinta-se bem! Seu corpo é o seu templo. O tempo corre igual pra todos, apaixonados ou não.

Nenhum comentário: