Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

sábado, 18 de outubro de 2008

Sobre a Filosofia no Brasil.

Não existe filosofia brasileira – até onde me disseram.

Eu sou estudante de filosofia aqui no Brasil e essa sentença me deixa completamente atordoada.

É fato que a filosofia aqui anda a passos lentos e que ainda estamos na fase de estudar os grandes pensadores – o que eu acredito ser um ponto muito importante para se gerar uma filosofia autenticamente brasileira. Porém, não vejo como os professores, esses mesmos que na maioria das vezes me tolhem a esperança e que reclamam dessa inexistência filosófica brasileira, possam impulsionar a nós – estudantes – a sermos filósofos se ainda sim, mesmo reclamando desse mimetismo brasileiro,continuam essa imitação dentro da sala de aula e quando chega nosso momento de pesquisar devemos adotar uma postura dogmática sobre o que queremos aprender.

A Filosofia é uma coisa apaixonante, é sempre diferente, sempre intrigante. E, é fato também, que acabamos por nos identificar com alguma ou outra forma de pensamento. Mas, assumir uma postura dogmática diante de tanta possibilidade de resposta é um ato, particularmente, restritivo e paralisante.

O que eu vejo, e isso é estritamente o meu ponto de vista, assim como todo esse texto, é essa postura dogmática, assumida pelos professores e pesquisadores das universidades. Não vejo como a filosofia brasileira pode começar a se estabelecer e crescer diante dessa postura que nos é passada dentro do próprio curso, durante nossa graduação. Sem contar que dentro dos próprios departamentos existe um sectarismo muito grande que assume uma escala maior ao compararmos uma universidade com a outra. E por mais que existam formas de pensar distintas, deveríamos pensar no que futuro queremos prá nossa área de atuação, a filosofia, de uma forma ampla e não de uma maneira especifica e particular.

Outra coisa que muito me incomoda é o desprezo com que o professor de filosofia é tratado, não só pelo governo mas pela sua própria classe de colegas. Parece-me que para que se seja importante dentro da filosofia é necessário que se construa um grande sistema filosófico – dessa forma dizem: “Ele é professor de filosofia e não um filósofo” – a grandiosidade é guardada aqueles que constroem a filosofia, aqueles que apenas dão aula não merecem grande atenção. E é aí que eu acho que muitos se enganam. Não existe trabalho mais importante atualmente do que o de um educador,pois é ele quem vai transmitir diariamente para nossos jovens valores de nossa época e ajudá-los a alcançar uma postura mais critica e autentica diante do mundo.

É também o educador que irá fermentar idéias e gerar outros grandes pensadores. O trabalho da educação, principalmente da educação filosófica, é muito importante para a sociedade. E em pais como o Brasil esse ensino veio tardiamente mas, está aí a grande oportunidade de rever os passos dados e transformar uma longa história de esquecimento e de menosprezo em algo que fez a diferença para mudar a direção do país para um futuro melhor.

A filosofia tem esse poder. Apesar de aparentemente não ter utilidade é ela, que inicialmente foi gerada pela curiosidade, que pode nos tirar de paradigmas e buscar novas maneiras de solucionar problemas. Muitas vezes não existe um consenso entre as teorias e é essa riqueza de respostas - que satisfazem pessoas dos mais variados tipos de pensamento – que nos mostra claramente que o conhecimento é flexível e tão amplo e, por tal motivo, a verdades supremas devem ser sempre vistas com muita cautela.

Honestamente, eu discordo que o Brasil não possua uma filosofia. Filosofia é arte a serviço de um propósito maior. E acredito que ela se manifeste em todas as áreas. Existem poetas, músicos, escritores que me fazem pensar mais do que um grande pensador. Toda forma de arte é uma forma de filosofia. Tudo o que me faz rever conceitos, pensar em respostas, buscar um conhecimento maior é filosofia prá mim e prá muitas pessoas. Então, antes de dizer que os brasileiros não possuem sistemas devemos repensar o conceito de filosofia e de filósofos e rever a que direcionamos a nossa noção de importância.

Se você é um filósofo que não consegue enxergar o que existe de vivo além dos livros e dos pós das bibliotecas, viva mais a filosofia, talvez um dia quem sabe, ao invés das citações dos mortos, você seja capaz de citar também o que esta dentro de você. 

Beatriz Camelo

Um comentário:

Novaes disse...

Oi Debh!Existem filósofos brasileiros sim, os chargistas!!!rs..
Concordo com seu texto, nossos acadêmicos são muito desvalorizados,
temos verdadeiras sumidades intelectuais que ninguém conhece, nem badalam, nem no próprio meio em que atuam. Existe uma briga de egos e vaidades que acaba jogando a todos num buraco negro!Brigam entre si e não com os "inimigos". Concordo também quando vc cita o mimetismo em que nos colocam na escola. Chega, até poderia opinar mais, mas a minha é desenhar! Parabéns pelo texto e pelas visitas ao meu blog. Beijão!
Novaes.