Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Feeling ou Sorte de Campeão??

Não importa qual sja a sua atividade, em todas elas existe sempre uma questão de feeling. O que é feeling então??

Feeling pode ser associada de várias formas, como intuição, a palavra Eureka dita por arquimedes ao descobrir a fórmula de um cáculo, ou em filosofia ainda pode ser descrito como um "espanto". Seja cmo aquele algo a mais que transforma a competência num diferencial de vitórias e sucesso.

Aproveitando o pespirito das Olímpidas, vemos talvez onde o feeling está sendo mais utilizados do que nunca. O esporte, de certa forma, pode ser a atividade onde o feeling é mais desenvolvido. O treinados da seleção masculina de volei, Bernardinho dá uma dica sobre como desenvolvero feeling. No seu caso, como o volei é um esporte quie exige muito dos fundamentos, diz ele, que, parta dar suporte aos treinamentos e a estratégia num jogo, usa recursos como estatísticas, passa horas analisando os tapes adversários e baseia-se em dados fornecidos em tempo real de jogo. Porém, como nem sempre o esporte é um lugar onde a lógico do mais forte prevalece, o caso é que não podemos apenas confiar em números e dados. Ou seja, treinamento e estudo é apenas uma parte do trabalho, desenvolver o feeling é outra parte. Bernardo ainda diz que para ter um feeling bem desenvolvido é essencial que seja um bom coletor de informações, lê diversas biografias para ver como as pessoas superaram desafios que normalmente pessoas comuns nem sequer ousam tentar.

É fato que não se precisa comprovar cientificamente, uma certeza a priori. No mundo cada vez mais aguerrido de hoje, ter feeling ou desenvolvê-lo pode ser aquele milésimo de segundo entre o primeiro colocado e o segundo. No esporte, assim como na Filosofia ou qualquer outra atividade, se existe sorte enolvida, àquela sorte que os campeões precisam ter para vencer um campeonato, ela está inserida no feeling. Por isso não se pode crer em sorte meramente, pois todos aqueles que conseguem um "ouro olímpico" na sua atividade passou antes por um duro processo de lapidação e obstinação de um "trabalhor incansável" para desenvolver aquilo que chamamos de sorte de campeão ou feeling. Ou nas palavras do americano Zig Ziglair:

"Confira os dado. Nunca houve um campeão indisciplinado.
Qualquer que seja o campo de atividade, você vai descobrir que isso é a pura verdade."

Nenhum comentário: