Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sobre a amizade.

A amizade é um tema tão corriqueiro como o ar que respiramos ou a água que bebemos. è provável que nada no mundo seja capaz de elevar o espirito humano a seu grau máximo e desenvolvê-lo tanto quanto a amizade.


A figura de um amigo é sempre bem quista pelas pessoas. Afinal de contas, amigo não é uma pessoa qualquer. Um amigo é sempre mais que uma pessoa que passamos a conhecer. Um amigo não é apenas aquele que nos oferece uma relação desinteressada somente, mas também, uma relação mais leal e duradoura que qualquer contrato. É para essa pessoa que nos expomos sem cerimônias, para ele nos confessamos e dizemos nossas coisas mais íntimas.


Na poesia, no teatro e na literatura, dramas e conflitos, tais quais na vida real, revelam para a sensação de estar completos e protegidos, como se encontrássemos várias almas gêmeas ao longo do caminho. Um amigo nos ouve, perdoa, revela coisas sobre nós mesmos, não exige mais do que podemos dar e nos ensina importantes lições de carinho e amor.


Até mesmo na filosofia a amizade é tema de divagações, tanto no plano ético quanto no plano das relações humanas. E por curiosidade, filosofia significa amigo do conhecimento, como se a amizade fosse essência desta área de conhecimento. Na verdade, o que queremos dizer é que todo mundo tem um grande amigo, e grandes amigos se fazem ao longo do tempo e quando nos damos conta não lembramos bem como foi que tudo começou.


Não existem palavras no mundo que descrevam o que é uma boa amizade e não há equação que racionalize esse sentimento. Só o fato de ter alguém permanentemente ao nosso lado, nos faz sentir que não estamos sozinhos, mesmo que fisicamente estejamos distantes. Ter um amigo não é só ter com quem contar, é ter alguém com quem crescer e realizar sonhos. La Boétie dizia que a amizade nos leva pela maior parte do nosso curso de vida e por ela, podemos diminuir nosso bem-estar em prol do bem estar de um amigo.


Amigos de infância, de cursinho, de faculdade, de trabalho. Amigos que vieram de outros amigos; simplesmente amigos para o que der e vier. Em suas vidas vemos exemplos que merecem nossa addimiração, são nossos heróis, nossos ídolos apesar de não terem super-poderes.
Somente na amizade que nos sentimos vitoriosos com a vitória do outro, que nos sentimos realizados ao ver álguém conquistando o mundo. ao contrário das paixões, que são passageiras, a amizade fica ao longo dos anos e, se for bem cultivada, nunca ficará embaçada ou empoeirada na prateleira. Ter amigos é ter um pai, uma mãe, um irmão mais velho e um irmão mais novo ao mesmo tempo, tudo junto, na mesma pessoa. Com os amigos nossos defeitos não importam e nossas qualidades são potencializadas. E nós os compreendemos e eles nos compreendem.
Amigos são pequenas dádivas que temos em nossas vidas, é um pedacinho de algo divino. Amigos nos fazem ter fé na vida, nas pessoas e no mundo. Sem os nossos amigos somos apenas nós; ao lado deles somos pessoas melhores.


"A amizade é o casamento da alma humana em relação ao próximo."

Nenhum comentário: