Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Porque os Gatos.

Eu costumo dizer que gosto de gatos. Após isso, a reação das pessoas é variada: alguns concordam, outros não; outros ainda não dizem nada; mas a maioria esmagadora me diz que preferem os cães.O fato é: eu gosto de gatos. Gosto tanto quanto dos cães; mas no meu íntimo, acabo me identificando mais com eles.Cresci em uma família que sempre teve gatos. Meu pai gosta mais deles e o nosso alvará para animais acabava sempre "limitado" aos felinos. Tanto que só tivemos três cães na história de nossa família. Ao longo do tempo, esse apreço do meu pai pelos gatos transformou os meus sentimentos diante desses animais.Acredito que a infância de qualquer criança deve ter algum bichinho com o qual ela se identifique e crie uma relação de amizade, carinho e de responsabilidade. Seja esse animal um cachorro, uma tortaruga, uma ave ou um gato. Minha infância foi cheia de animais... Tive periquitos, tenho uma cadela, uma trataruga, tive calopsitas, coelho... Mas, os gatos sempre estiveram presentes. Tivemos o Rafa, a Mimi, o Neguinho, o Machado, a Tadinha, a Mima, o Zuenir, o Joe, tantos que é dificil listar sem esquecer algum.Depois de tanto tempo convivendo com esses animazinhos, é impossível não se sentir atraído por sua natureza exótica e misteriosa.Os egipcíos adoravam os gatos, diziam que eles eram portais para o outro mundo.Algumas culturas os temiam por achar que representavam demônios. Independente disso, eles atraem e repulsam muitas pessoas.Muitos me dizem que eles são interesseiros e que seu afeto não é gratuíto. Eu discordo profundamente. Penso que os gatos não mentem. Já nascem prontos para a vida que forem ter. Seu espírito é livre de preconceito e, por mais que me digam o contrário, eles são gratos, à sua maneira, mas são.Sua imagem está sempre associada à a boemia, festas sob o luar, despreocupação e vadiagem. O que não deixa de ser verdade. A Liberdade que eles trazem em seu espírito superou a tentativa de domesticação. Os gatos são naturalmente transgressores.Seu afeto não é comprável. Se ele não quer colo vai embora, se não quer carinho não péde; se não gosta do ambiente se retira sem estrondos; Se deleitam tirabdo uma soneca em seu travesseiro, comendo sua ração, brincando com quelaquer coisa que chame sua atenção, recebendo carinho.Os gatos são figuras manhosas e ciumentas. Posso até dizer que adoram um "confete". e que, claro, são narcisistas. Passam horas se embelezando para eles mesmos sentirem-se bem. Não precisam da aprovação de ninguém e possuem em sua imagem uma segurança inabalável. Vendo por esse lado, quem não queria ser um gato?São os bons-vivãs, apreciam o tempo da melhot forma possivel. Estão sempre atentos e alegres, vivem em um parque de diversões, não são rabugentos, nem estressados. Se divertem com qualquer coisa ou coisa alguma.Eu gosto de gatos. Gosto pela calma que passam enquanto dormem, epela tranquilidade que possuem ao se expreguiçar. Pela alegria com que brincam até cansarem, pelo carinho que demosntram entrelaçando-se em nossas pernas. Pelo ronronar carinhoso que fazem ao ganhar nossa atenção. E por mostrarem, principalmente, que se independente não é ser frio; ser solitário não é ser triste e que o carpe diem é algo mais possível do imaginamos. É por isso... Por isso os gatos.

"O menor dos felinos é uma obra de arte da natureza." - Leonardo da Vinci

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto e, apesar de não gostar de gatos achei que você conseguiu mostrar muito bem o "outro lado" desses bichinho!!!
Parabéns Deh!!! Suas palavras iluminam a minha semana!!!

Anônimo disse...

Dehhh!!!!
Já disse que adoro as coisas que você escreve!!!
Mesmo quando esse blog era de outro jeito!!!
Saudades!!! Beijão

Anônimo disse...

Oiê!
Ah Lu me passou o seu blog!
Amei!!!
Vocês estão de parabéns!!!
Bjões!

Novaes disse...

Oi Deh!! Obrigado pela visita ao meu blog! Seu blog é bacaníssimo tb!!
Então temos os gatos em comum... Vc viu no meu blog o post "ode aos gatos" do Artur da Távola? Vale a pena! O texto dele é maravilhoso! E se gostar de gato e arte, visite o blog dos meus quadros, pinto muitos gatos!
http://novaeshumorarte.blogspot.com
Bjs.