Notinha

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância". 
Mário Quintana

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Deus Não É Moral

Calma! Não estou querendo confundir e nem fazer ninguém desacreditar em nada do que considere importante. Afinal, até o próprio autor do referido texto acredita em Deus. Ou pelo menos numa inteligência superior que seja capaz de reger fisica e metafisicamenteo Universo em que vivemos.
Quando digo que Deus não é moral, não estou dizendo que Ele seja imoral ou amoral. É apenas a minha concepção e ouso dizer que também é a de muitos. O objetivo desse texto nada mais é do que fugir de todos os conceitos religiosos existentes por aí, especialmente do que nós "seres humanos" fizemos do assim viciado cristianismo. Putz!
provar em filosofia a existência de Deus é assunto para depois. Se de fato essa entidade existir não há eazões evidentes e claras para seguir determinadas regras morais que mais atormentam do que ajudam, do mesmo modo que algumas são realmente como um "mal necessário".
Bom, Deus não é moral e isto é fato. Mas, os "seres humanos" sim, estes são com certeza individuos morais. E, o que é uma moral? Particularmente, uma convenção para meios e fins. Ou seja, se a finalidade for boa por que não usar meios até considerados maquiavélicos para atingir esse determinado fim?
Desde pequeno tenho certa aversão pela palavra "moral". Pode até ser algo intuitivo, mas ela não é algo bom. Nem para os filosofos nem para qualquer outro pensador de quaisquer natureza. Afinal de contas, Nietzche tinha razão neste sentido, pois a propria palavra é um fardo muito pesado que tira todo o espirito de águia (livre) que o ser humano possui.
Responder à questão da existência ou não existência de Deus é um desafio para cérebros mais evoluídos e posteriores à nossa geração. Contudo, devo afirmar algo que para mim é sagrado: a moralidade de Deus. Para mim é apenas humana, logo, o que é moral em nós atribuímos a Deus. Infelizmente, porém, a história tem contribuido e muito para uma moral de holocaustos e preconceitos. De tal modo que se posso afirmar a existencia de Deus não posso, ao mesmo tempo, afirmá-lo como moral. É crueldade e intolerância contra Ele próprio.
Encerro, portanto, com uma citação de Nietzche para quem quiser entender o que digo:
"Jesus disse a seus judeus: a Lei era para os servos - amem a deus como eu O amo, como seu filho! Que nos importa a moral, a nós, filhos de Deus?"

2 comentários:

Sally disse...

Moral independe de religião. Condicionar a moral à existência e/ou crença em Deus é duvidar do potencial do ser humano.

Parabéns pelo blog!
Sally
http://desfavor.blogspot.com/

Fausto Faria de Matos disse...

Deus criou o mundo à nossa semelhança,e quer queiramos, quer não somos Deus. A imoralidade existe na nossa consciência, se pensarmos imoralidade somos imorais, se não pensarmos nela, não existe imoralidade.Bom texto.